Buscar
  • Rede RM

LITERATURA NA MÁRIO:MÚLTIPLO MACHADO DE ASSISHélio de Seixas Guimarães responde a Schneider Carpe



Os dois tomos de Escritor por escritor: Machado de Assis segundo seus pares lançados pela Imprensa Oficial do Estado serão temas da live “Múltiplo Machado de Assis”, promovida pela Biblioteca Mário de Andrade, no dia 5 de agosto, às 19h. Hélio de Seixas Guimarães, crítico, professor e editor da revista eletrônica Machado em linha conversa sobre os livros, organizados juntamente com Ieda Lebensztayn. A obra completa reúne as visões de autores e intelectuais contemporâneos e posteriores a ele, que enaltecem e criticam Machado. É resultado de uma pesquisa vasta realizada em instituições públicas, como a Biblioteca Nacional, a Casa de Ruy Barbosa e o Instituto de Estudos Brasileiros-IEB. Quem faz perguntas ao especialista é Schneider Carpeggiani, escritor e editor do Suplemento Pernambuco.

“A parceria da Imprensa Oficial e a Biblioteca é de longa data. Tivemos a honra de publicar edições da Revista da Biblioteca Mário de Andrade, com conteúdo de alta excelência cultural, além de realizar eventos diversos no espaço no centro da cidade. Planejávamos fazer um evento de lançamento do segundo volume de Escritor por escritor: Machado de Assis segundo seus pares em parceria com a Biblioteca, para o final de março, mas em razão da pandemia o evento não ocorreu. É uma honra que o assunto seja retomado, agora virtualmente”, diz Nourival Pantano Júnior, presidente da Imprensa Oficial.

A Biblioteca Mário de Andrade iniciou desde 18 de maio uma programação online, com literatura, história, teatro, debates sobre grandes questões da atualidade, sempre às segundas, quartas e sextas, às 19h. Para acompanhar o cronograma, acesse: bit.ly/2ErdUJl

Sobre Escritor por Escritor: Machado de Assis segundo seus pares, Milton Hatoum, escritor brasileiro premiado, que, dentre outros reconhecimentos, detém dois Jabutis, opina: “Esses dois livros valiosos analisam e registram minuciosamente a recepção de escritores, artistas e críticos da obra de Machado, e a influência que o Bruxo exerceu na nossa literatura durante um século (1908-2008).Parte superior do formulário A rigorosa pesquisa de Hélio e Ieda tornou-se essencial para a compreensão da obra machadiana”.

Para o primeiro volume foram selecionados textos de escritores que abarcam o período de 1908 a 1939, a maioria deles contemporâneos de Machado, que com ele conviveram e muitos, a seu lado, fundaram a Academia Brasileira de Letras. Entre os nomes, estão Rui Barbosa, Artur Azevedo, Euclides da Cunha, Mário de Alencar, Lima Barreto e Monteiro Lobato. No segundo tomo, que avança até o centenário da morte de Machado de Assis, foram reunidas impressões de personalidades como Ariano Suassuna, Oswald de Andrade, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Lygia Fagundes Telles, Milton Hatoum e mais.

É possível adquirir os dois volumes separadamente ou em formato de kit com ambos os títulos e uma luva. Os exemplares estão disponíveis na livraria física da Imprensa Oficial (Rua XV de Novembro, 318 – Centro – São Paulo – SP), na loja online (livraria.imprensaoficial.com.br), e em grandes redes de livrarias em todo o País.


(matéria enviada)


4 visualizações0 comentário

©2020 por Rede RM. Orgulhosamente criado com Wix.com