Buscar
  • Rede RM

“Vivemos a naturalização da morte de pessoas negras”, destaca Silvio Almeida

No programa “CNN Nosso Mundo” desta sexta-feira (6), filósofo e jurista debate o tema: “Por que o racismo ainda resiste em nossa sociedade?”



São Paulo, 05 de novembro de 2020 - Na noite da próxima sexta-feira, dia 06, às 22h30, o programa “CNN Nosso Mundo” recebe o jurista, consultor, advogado e professor Silvio Almeida. Doutor e Pós-Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP, professor de Compliance Antidiscriminatórias e Governança e Ética Corporativa na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) - a mais importante escola de administração da América Latina - e de Filosofia do Direito e Pensamento Social Brasileiro na tradicional Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, nos cursos de graduação e de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, Silvio vai debater o tema: “Por que o racismo ainda resiste em nossa sociedade?”.

O “CNN Nosso Mundo” levantou dados preocupantes para enriquecer o assunto central do programa: 7 a cada 10 pessoas assassinadas no Brasil são negras e 8 a cada 10 pessoas mortas, pela polícia, também são negras.

Segundo Silvio Almeida, a sociedade, infelizmente, encara essas estatísticas com naturalidade. “Vivemos a naturalização da morte de pessoas negras”, afirma ele que tem se destacado nos últimos anos por artigos e livros nas áreas do direito, da ética, economia política e das relações raciais. Seu livro “O que é racismo estrutural?” é considerado um dos mais importantes estudos recentes no campo dos estudos sobre raça e racismo.

Silvio Almeida, que também se destaca por sua atuação à frente do Instituto Luiz Gama, organização que visa à inclusão de minorias e à promoção de uma educação antirracista revela, ainda, que "o racismo é a reprodução do nosso mundo”. Sobre os desafios, ele é enfático: "A luta antirracista é pela transformação do sistema e pela constituição de uma nova humanidade”, diz. "O racismo se manifesta no erro e na ausência", completa.

Nos últimos anos, Silvio Almeida proferiu palestras nacionais e internacionais sobre temas relacionados à ética, aos desafios corporativos em períodos de crise e ao combate ao racismo, além de prestar consultoria para organizações públicas e privadas sobre a implantação de práticas antidiscriminatórias e técnicas de promoção de diversidade e inclusão.

O convidado do “CNN Nosso Mundo” também declarou que o Brasil se acostumou, e muito, com o autoritarismo. "O nosso país ainda não admite a igualdade, temos dificuldade em aceitar a soberania popular. Nos tempos de hoje, é preciso lutar por liberdade”, alerta.

Sobre os movimentos do combate ao racismo no Brasil, Silvio Almeida revela que o racismo se tornou meio de vida para muita gente. "Os brancos não podem liderar o movimento negro”, diz e completa com uma importante e reflexiva sugestão. “A mudança vem pelo estudo e pela militância”.

Apresentado por Luciana Barreto e com a participação de Lia Bock, Débora Freitas e Elisa Veeck, o “CNN Nosso Mundo” vai ao ar noite da próxima sexta-feira, dia 06, às 22h30.

Sobre a CNN Brasil

A CNN Brasil é conduzida pelo grupo brasileiro de mídia NovusMídia, conforme acordo de licenciamento de marca estabelecido com a CNN International Commercial (CNNIC), que abrange o acesso a certas propriedades, incluindo conteúdo da CNN International. O canal de notícias 24 horas está disponível desde o dia 15 de março de 2020 para assinantes da TV paga, no canal 577, e também nas plataformas digitais.

Em setembro de 2020 lançou a CNN Rádio, em parceria com a Rede Transamérica, para levar conteúdo jornalístico para 196 cidades brasileiras, com alcance potencial de 55 milhões de ouvintes.

Em outubro do mesmo ano criou uma nova unidade de negócios dentro de sua estrutura: a CNN Eventos. Seguindo o modelo consolidado realizado pela CNN americana, o projeto vai realizar fóruns, summits e debates para diversos segmentos do mercado.

www.cnnbrasil.com.br




(materia enviada)


8 visualizações0 comentário

©2020 por Rede RM. Orgulhosamente criado com Wix.com